UMA HISTÓRIA DE PERSEVERANÇA E SUPERAÇÃO EM DEFESA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA BAHIA.

Data: 7 Abr 2017 | Visualizações: 655

Em meados de 2010, em retribuição a uma agremiação sindical, o Sr. José Hélio Borges da Silva Santana, cipoense, Servidor Público Municipal de Cipó - BA, passou a percorrer a Bahia no intuito de organizar a categoria dos Servidores Públicos Municipais. Sua primeira parada foi em sua cidade natal, onde encontra seu amigo de infância o Dr. Derckian Andrade, exercendo à época a função de Presidente do SISPUC - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Cipó – BA, e liderança regional no sindicalismo. Desse instante em diante, inicia-se o processo de organização sindical regional que contém em seu bojo a semente de onde nasceria em 28 de agosto de 2011 a FESPUMEB – Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia.

A trajetória da FESPUMEB, desde o início da caminhada até a sua concepção, contou com a participação de companheiros de coragem e de grande brio que, compunham ou ainda compõem as diretorias de seus sindicatos de base. Muitas foram as reuniões, debates e idealizações, até que surgiu a primeira organização regional sindical no semiárido baiano nordeste II que convencionou-se chamar UNISIND - União dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais do Semiárido Nordeste II, que, revelaram grandes líderes sindicais e sedimentou outros grandes nomes do sindicalismo regional. Um tratado de coalisão envolvendo 14 sindicatos representando o mesmo número de cidades, com a responsabilidade e o compromisso de ser um foro de defesa, cooperação e disseminação de conhecimento sindical entre os integrantes, afim de, fortalecer e intensificar as lutas em defesas dos direitos dos servidores municipais desta região baiana.

Após o sucesso da UNISIND em arregimentar apoio político sindical em favor de seus integrantes, através de, assembleias regionais, participação em grandes manifestos (Vide 2012 em Cipó-BA), influenciou sindicatos co-irmãos em outras áreas da Bahia a exemplo da região norte e região central do sertão. Dando origem a mais dois polos sindicais, a UNISISF - União dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais das bacias do Itapicuru, médio e Alto São Francisco e Alto Piemonte da Chapada e a UNISERTÂO - União dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Sertão, Região Sisaleira e Bacia do Rio Jacuípe, trazendo ao cenário mais sindicalistas de importante relevância.

Muitas foram as portas de entidades de grau superior, fechadas em nosso início, mas, uma luz surgiu no fim do túnel e através de Dr. João Domingos Gomes dos Santos - Presidente da CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, as portas da confederação se abriram nos mostrando um mundo totalmente novo e nos brindando com uma parceria junto à NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, onde sentimos o acolhimento paternal de seu Presidente o Sr. José Calixto Ramos. A entidade passa a figurar entre as grandes instituições sindicais do País, isso coloca a Bahia em evidencia no cenário nacional, pois até o surgimento da FESPUMEB todas as tentativas das entidades de 3º Graus em organizar os servidores municipais em uma Federação especificas haviam fracassado, porém, quis o nosso Deus que dos mais longínquos rincões da Bahia, surgissem homens e mulheres de grande coragem e valores para unirem esforços na construção de dias melhores, concretizando o sonho de luta através dessa família chamada FESPUMEB que, só cresce a cada dia.

É natural da humanidade a imperfeição e alguns ficaram pelo caminho, mas, a lição de irmandade demonstrada pelos que jamais se acovardam na luta, serviu de elixir reanimador e a FESPUMEB continua qual águia guardiã o seu voo imponente e majestoso, na vigilância diuturna dos direitos dessa Categoria que é um dos pilares mais importantes na construção do Estado brasileiro.

Os agradecimentos ficam ao DEUS ALTISSIMO pelo amor de PAI que a nós nos envolve e pela sua misericórdia com a qual todos nós nos levantamos todos os dias para retomar nosso lugar nessa luta infindável de proteger os nossos iguais e mais fragilizados. A alegria rejuvenescedora, surge da honra de partilhar com todos os diretores da FESPUMEB e toda a nossa base, da oportunidade de construirmos dias melhores para a sociedade de modo geral.

A todos os dirigentes sindicais que compõem e àqueles que virão a compor esta família, a todos os colaboradores que, de uma forma ou de outra participou ou participa desse processo constante de construção de uma identidade sindical de base forte sob o comando dessa caçula, porém, gigante Federação, os nossos mais sinceros agradecimentos.

Aos nossos familiares que de forma heroica suportam nossas ausências do seio familiar, por semanas a fio e até meses, doando compreensão e aconchego quando retornamos das batalhas esgotados, recebam o nosso mais especial agradecimento e saibam que sem vocês nada somos, por isto, A VOCÊS O NOSSO AMOR INCONDICIONAL E A CERTEZA DE CAMINHARMOS SEMPRE NA TRILHA DA HONESTIDADE E RETIDÃO.