ENCONTRO DOS DIRIGENTES SINDICAIS DA BAHIA – EDIÇÃO 18 FESPUMEB-BA PRESENTE

Data: 22 Dez 2019 | Visualizações: 445

Nos últimos dias 13 e 14 do corrente mês, foi realizado mais um encontro de Dirigentes Sindicais do setor público municipal da Bahia, na pitoresca e acolhedora cidade de Várzea Nova – BA, localizada na faixa de transição entre o alto piemonte da chapada diamantina e a região norte do estado, o encontro propiciou mais uma vez o reencontro de lideranças que, por dois dias debateram e assistiram a palestras sobre diversos temas de importante relevância para a luta diária na defesa dos interesses dos servidores municipais da Bahia. O encontro contou com a presença de aproximadamente 60 dirigentes sindicais representando mais de 30 municípios e 20 sindicatos de base, além das entidades de 2º e 3º graus, FESPUMEB – BA, CSPB E NCST. Com temas relevantes, o encontro tratou por exemplo dos seguintes temas: 1 – Estratégias para a deflagração de movimento grevista, 2 – Comportamento na luta sindical (tanto de dirigentes quanto dos servidores), 3 – As mulheres como protagonistas nas lutas e movimentos sindicais e sociais, 4 – Quando é você que cuida, quem cuida de você?, 5 – O movimento sindical e a atual conjuntura político e econômica do Brasil (1ª parte), dentre outros temas . 

O 18º encontro de Dirigentes Sindicais do setor municipal da Bahia, contou com palestrantes de altíssimo nível e conhecimento nas lutas sindicais e sociais a exemplo de Bel. Junior Gomes de Oliveira que é assessor jurídico de 12 entidades sindicais na microrregião de Irecê-BA há vários anos e especialista em direito do trabalho; Bel. Fabiana Machado que, além de Advogada também é Escritora, Poetisa e Militante dos Movimentos Civis Organizados em defesa das mulheres e das conquistas sociais; da Companheira Marilândia, Professora, Drª.  Psicologia, Vice-Presidente da FESPUMEB-BA, Vice-Presidente do SISE de Campo Formoso – BA, Diretora executiva da CNTE; Psicólogo Dr. Fabricio, dentre outros, todos discorreram de forma primorosa sobre suas respectivas temáticas. O encontro também recebeu em sua grade, a Assembleia geral ordinária e extraordinária do Conselho de Representantes da FESPUMEB-BA – Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia para deliberarem sobre os tópicos constantes no Edital de Convocação divulgado no D.O.U e no Jornal Atarde, com os seguintes tópicos: 1 – Alteração estatutária, 2 – Eleição para os cargos recém-criados (tendo os companheiros José Carlos e Francelino do SINSERSB de Sento Sé-BA eleitos para os cargos de Delegados executivos junto a federação Internacional de Serviços Públicos PSI-ISP, Titular e Adjunto respectivamente)  3 – Votação do Orçamento da FESPUMEB-BA para o ano de 2020, 4 – O que ocorrer. Foi um momento ímpar, pois, todas as entidades presentes (principalmente as que ainda não são filiadas à federação) puderam acompanhar a forma transparente, responsável e altamente democrática com que ocorrem os debates nas assembleias desta que é a única entidade de 2º grau especifica dos municipais totalmente regularizada em toda a Bahia. Tendo todos os tópicos aprovados pelo Conselho de Representantes de forma unanime ou por maioria absoluta, reforçou a credibilidade que a diretoria executiva tem junto ao filiados.

De acordo com o Diretor Financeiro da FESPUMEB-BA Dr. Derckian Andrade, ter esse respaldo do Conselho é a prova inconteste da responsável, transparente e correta forma de administrar os recursos da entidade, o mesmo agradeceu a confiança de todo o conselho depositada na gestão da nossa federação. Para o Secretário geral José Carlos foi um momento de grande troca de conhecimento, parabenizou a Presidente Marta pela organização do 18º encontro e a participação ativa de todas as entidades no evento. Para a Vice-Presidente da NCST-BA a companheira Maria de Lourdes O. Fadigas este foi mais um grande momento que, deixou a marca principal deste evento que é a unidade entre as entidades de base de 1º, 2º e 3º graus, parabenizou o SISMUVAN da pessoa da Presidenta Marta peça organização e a FESPUMEB-BA por ser uma federação plural e supra sindical.

Segundo o Presidente da FESPUMEB-BA José Helio Borges, este encontro foi muito especial por alguns motivos, muito além da aprovação de todos os tópicos do edital apresentados na assembleia.  Os fatores especiais ficaram por conta da presença de novos sindicatos que nunca tinham participado dos encontros, tais como, os sindicatos de Gavião – BA – SINDGAV e de Tucano – Ba – SINDSMUT, além do retorno do SINDVALE aos encontros representando não só a cidade de Mutuípe –BA, mas também outros 10 municípios que compõem o Vale do Jiquiriçá região compreendida entre o recôncavo Baiano, Baixo sul, Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia, tendo como ápice as filiações do SINDGAV e SINDVALE à FESPUMEB-BA, o que resta demonstrado a importância da FESUMEB-BA para organização e luta em favor da categoria no Estado.

Para Marta Carneiro Presidente do SISMUVAN de Várzea Nova-BA, foi uma honra recepcionar a todos os dirigentes e entidades de todos os 3 níveis de representação dos servidores no ordenamento sindical confederativo brasileiro. Ainda segundo Marta, são esses momentos de trocas de conhecimento e interação humana e institucional que nos faz seguir resistindo no campo de batalha, lutando por dias melhores não só para a nossa categoria dos municipais, mas também, para toda a sociedade. Agradeceu novamente a presença de todos, parabenizou a escolha democrática da cidade de Tucano – BA na região Sisaleira, para sediar o 19º Encontro de Dirigentes Sindicais da Bahia na segunda quinzena do mês de março de 2020, desejando sucesso ainda maior que o obtido neste 18º encontro. Finaliza dizendo que, mais do que nunca LUTAR AINDA VALE A PENA E LUTAREMOS SEMPRE.