FESPUMEB-BA REALIZA SEU II CONGRESSO ESTADUAL

Data: 3 Out 2019 | Visualizações: 102

Durante os dias 21 e 22 de setembro, na cidade de Feira de Santana – BA, realizou-se o II CONGRESSO ESTADUAL DA FESPUMEB–BA – Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia, que recebeu o nome do saudoso Professor “Aroldo Pereira de Souza”, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central/Ba, assassinado de forma covarde no dia 08 de novembro de 2018, uma lamentável tragédia que, calou a voz de um guerreiro do movimento sindical ,um lutador que deu sua vida pelos ideais que acreditava.

O congresso contou com a presença de aproximadamente 150 representantes sindicais, dentre eles, presidentes de sindicatos de base municipal filiados e não filiados, líderes de instituições a nível estadual a exemplo da Companheira Maria José (nossa querida Zezé do SINPOJUD-BA) e o Presidente José Ramos da NCST-BA, Presidentes de Federações de Servidores de Minas e Sergipe, companheiros Cosme Nogueira e Sergio respectivamente, nacional e internacional a exemplo do Dr. João Domingos Gomes dos Santos que Preside a CSPB e é Vice-Presidente da ISP – INTERNATIONAL SERVICE PUBLIC.

Para o Presidente da FESERP de Minas Gerais, “foi uma grata satisfação participar e abrilhantar o II Congresso Estadual da Co-irmã FESPUMEB, os servidores municiais da Bahia estão muito bem representados. A nova diretoria estreitará ainda mais os laços com a FESERP e demais federações, a fim de que, uma rede de atuação seja montada para nos auxiliarmos mutuamente na defesa dos direitos dos servidores”.

Num momento em que a classe trabalhadora enfrenta tempos sombrios, em que os governantes buscam a todo custo, destruir as representações sindicais, afim de que, o trabalhador perca sua última linha defesa, a FESPUMEB-BA ressoa aos quatro cantos do Brasil sob o lema congressista “RESISTIR É PRECISO, LUTAR AINDA VALE A PENA”, que o movimento sindical ainda pode e deve ressurgir com mais força, mais próximo da base com mais eficiência mesmo com custeio zero da contribuição sindical anual.

Para o Presidente Sergio da FESSPME–SE, “A FESPUMEB–BA está de parabéns, tanto pela qualidade do congresso, quanto pela participação dos dirigentes de base, esse crescimento se deve ao excelente trabalho realizado por toda a direção da federação baiana, na defesa dos servidores municipais da Bahia.

Além de diversas palestras enriquecedoras, no decorrer do evento ocorreu à eleição (por aclamação) e posse da Nova Diretoria da FESPUMEB, para o mandato de 2019/2024, com a aprovação unânime dos 102 delegados presentes dum total de 138 aptos a votarem, com a participação de 28 sindicatos (o dobro em relação a 2014) compondo a chapa PARA HONRAR LEGADOS, É PRECISO RESISTIR e com renovação de boa parte da diretoria, o senhor José Helio Borges da Silva Santana foi reconduzido ao cargo de Presidente da FESPUMEB

Para o presidente da CSPB e Vice-Presidente da ISP, Dr. João Domingos, a FESPUMEB – BA é um exemplo a ser seguido pelo movimento sindical brasileiro, pois mesmo em meio à crise tremenda que se abateu sobre o sistema sindical no País, esta federação ao contrário de muitas, não apenas segue funcionando, bem como, continua crescendo em número de filiados, fundando novos sindicatos e dobrando sua mensalidade para com a CSPB. E neste congresso, ratifica minhas palavras ao definirem a filiação da FESPUMEB à ISP, inserindo os servidores da Bahia no âmbito representativo internacional. ”

O Presidente reeleito Sr. José Helio Borges, afirma que “este foi um momento impar na história do sindicalismo baiano, receber tantos colegas de outros estados, das mais variadas instituições sindicais dos 3 níveis representativos. Quero agradecer imensamente aos nossos filiados pelo comparecimento massivo, agradecer aos Presidentes das federações irmãs de Minas Gerais e Sergipe, uma parceria forte entre nossos 3 Estados se firma a cada dia. Agradecer aos que não puderam comparecer seja pela atual conjuntura ou por atribuições outras, agradecer ao nosso líder maior Dr. João Domingos da CSPB por nos honrar com um manancial de sabedoria que foi sua análise da conjuntura, agradecer aos parceiros pelas contribuições e aos meu diretores antigos e novos pelo caminho percorrido e pelas lutas ainda a serem travadas. Finalizo com a seguinte reflexão: “A melhor arma que podemos ter é o conhecimento, por isso a sua participação é essencial para o fortalecimento da luta”, avante servidores da Bahia e do Brasil”.